.

.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Simone Biles brilha no solo, conquista a quinta medalha e vira rainha no Rio


Simone Biles conquista a quarta medalha de ouro nos Jogos do Rio (Foto: REUTERS/Mike Blake)
Simone Biles ginástica artística olimpíada rio 2016 (Foto: REUTERS/Mike Blake)



Ela pisou em solo olímpico como Simone Biles. A dona de 10 ouros em Mundiais, mas que tinha uma provação pessoal: brilhar em sua primeira participação nos Jogos. E vai deixar o Rio como Simone Biles I. Por aqui a americana foi alçada a posto de rainha. Não só da modalidade, mas de carisma e simpatia também. Depois de ter conquistado três ouros (por equipes, no individual geral e no salto) e bronze (na trave), ela fechou sua participação nos Jogos com mais uma dourada. Aplaudida de pé. Nesta terça-feira, embalada por ritmos brasileiros, confirmou seu favoritismo no solo (15.966) e entrou para um grupo seleto.
Com cinco pódios, ela entra para o top five de maiores medalhistas da história na ginástica em uma mesma edição. Joga para sexto lugar a romena Nadia Comaneci, que em Montreal ganhou três ouros, uma de prata e uma de bronze.
Lá na ponta está Vera Caslavska (4-2-0), com a performance na Cidade do México 1968, seguida de Agnes Keleti (4-2-0) e Larisa Latynina (4-1-1), em Melbourne 1956; e Ecaterina Szabo (4-1-0), em Los Angeles 1984.
Simone Biles ginástica artística olimpíada rio 2016 (Foto: REUTERS/Mike Blake)Simone Biles foi o nome da ginástica feminina no Rio (Foto: REUTERS/Mike Blake)
Aos 19 anos, Biles é avessa a comparações e rótulos. Não quer ser celebridade, não está preocupada em ser tão grande quanto Michael Phelps ou Usain Bolt. Deixou claro que quer ser apenas "a primeira Simone Biles".  A garota que se diverte fazendo o que ama, que é capaz de executar movimentos perfeitos. E, que como outra pessoa qualquer, também mostrou que pode cometer erros nas suas apresentações, ao ficar com o bronze na trave.
- Pulverizamos alguns recordes aqui e isso nos deixa muito animadas. Nunca imaginamos isso, mas é empolgante. Estamos no topo e foi para isso que treinamos para essa Olimpíada. Agora fico no Rio para me divertir um pouco até a cerimônia de encerramento. Quero ir ao Cristo Redentor, à praia e comer pizza de pepperoni (risos). Quero ser um um pouco normal agora - disse.
E eles encantam. Inspiram. Uma nova geração cresce tendo a americana como espelho. Rebeca Andrade e Flavia Saraiva estão sempre com os olhos vidrados nas séries dela. Generosa, disse palavras carinhosas para Flavinha depois da final na trave. Acreditava que uma medalha iria parar no peito do xodó da torcida, que acabou em quinto.
Simone Biles ginástica artística olimpíada rio 2016 (Foto: REUTERS/Mike Blake)Simone Biles em sua última apresentação no Rio (Foto: REUTERS/Mike Blake)
 - A série dela pareceu melhor do que a que eu fiz. Então, esperava ela ganhando a medalha e não eu. Eu vi a série dela e achei ótima.
Amiga de Arthur Nory, Simone Biles fez da Arena Olímpica a sua casa. Ganhou novos súditos e confirmou o que parte dos especialistas vinham dizendo nos últimos três anos: ela é definitivamente uma das melhores de todos os tempos. 
- A torcida foi fenomenal. Nunca vimos nada assim. Estavam participando e fomos nos apaixonando por eles a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem.